SAIBA TUDO SOBRE AMAMENTAÇÃO

 Todas nós mamães já sabemos da importância da amamentação para o nosso bebê, são muitos os benefícios para você e o seu filho.

Baby breastfeeding --- Image by © Heide Benser/Corbis

 O leite materno possui anticorpos que ajudam a prevenir seu bebê contra diversos tipos de doenças, como a asma e infecções do trato respiratório, protege contra alergias e intolerâncias, reduz o risco da criança desenvolver diabetes tipo 1 e 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade e leucemia.

 É bom ressaltar que a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os 6 primeiros meses de vida do bebê. A amamentação também traz muitos benefícios para você mamãe.  Amamentar auxilia na perda de peso rápida e naturalmente, reduz as chances de complicações de saúde, como a síndrome metabólica, que engloba fatores de risco relacionados à obesidade e metabolismo, que podem indicar propensão à diabetes e a doença coronária, além de reduzir riscos de desenvolver câncer de ovário e de mama.

texto3

Dicas fundamentais para a amamentação
Para amamentar seu filho corretamente, é importante que você confira algumas dicas fundamentais para uma boa amamentação:

 Caso seu bebezinho ainda não nasceu, é fundamental que você tome um pouco de sol nos mamilos, sempre com a proteção do filtro solar e evitando o horário entre as 11h e as 16h, você tendo o hábito de tomar sol todos os dias durante uns 20 minutos, ajuda a deixar seus mamilos mais resistentes para a amamentação do seu filho.
Quanto mais seu bebê mamar, maior irá ser a produção do seu leite, não existe leite fraco, beba bastante água no mínimo 2 litros por dia. Beber água também ajuda na produção do leite.
 É importante você saber mamãe, que a cada mamada do seu filho, o ideal é você oferecer os dois seios, mas porquê os 2 seios? Para melhor esvaziar as mamas e aumentar na produção do leite. Além disso, oferecendo os dois seios, o seu bebê recebe a quantidade semelhante de nutrientes em cada mamada.
Procure uma posição favorável e o mais confortável possível para a amamentação do seu bebê, pois uma posição desfavorável pode prejudicar as suas costas, porquê você irá se curvar para levar o seu seio até a boca do seu bebê e também pode prejudicar os seus mamilos caso o seu bebê não tenha uma boa “pega”. Quando eu amamentava meu filho eu tive muitos problemas com relação a postura na hora de amamentar, fiquei com muitas dores nas costas e no pescoço, mas depois com o tempo eu peguei o jeito e melhorei a minha postura na hora da amamentação do meu bebê.
 Após as mamadas os seios devem ficar bem arejados para não correr o risco de ter fungos e bactérias, utilize sutiãs mais largos com aberturas nos seios, e procure não usar roupas muito apertadas.
Lave seus seios somente com água morna, o uso de certos tipos de sabonetes e cremes hidratantes podem prejudicar os seus mamilos e com isso podem aparecer fissuras (rachaduras).
 Se a produção do seu leite for bastante e os seus seios ficarem duros e muito doloridos, você tem que tirar seu leite manualmente ou utilizando uma bomba tira leite, para não correr o risco do seu leite empedrar. Eu utilizava a bomba, pra mim era mais fácil e prático, manualmente eu não conseguia tirar todo o leite que eu tinha.
Mamãe, acho que está dica é a mais importantes de todas, se seu bebê não tiver uma boa “pega” na hora da amamentação, com certeza você vai ter dores na hora de amamentar e não irá sair leite suficiente para o seu bebê. É importantíssimo que na hora da amamentação, seu bebê pegue toda a aréola do seu seio (como na foto acima) para você não ter problemas de rachaduras nos seios e inflamação.

Leave a Comment

*